Como parar de se preocupar

Tempo de leitura: 2 minutos

A palavra preocupação vem do latim “preoccupatio-onis” que significa uma idéia antecipada que gera sofrimento. Diante de pensamentos ruins, promove sentimentos de apreensão, inquietação, ansiedade, aflição, sensação de medo que segundo a medicina são considerados transtornos mentais, dos quais, vou apenas citar apenas três sem me aprofundar, para não fugir do contexto ora proposto.

Ansiedade- emoção caracterizada por um estado desagradável de agitação interior. Trás um sentimento de inquietação e preocupação, quase sempre generalizado e sem foco, como uma reação exagerada a determinada situação.

Aflição – sentimento de agonia, sofrimento intenso, preocupação ou desassossego por alguma causa ou coisa que pode afetar a vida direta ou indiretamente. 

Afetividade ou afeição que nos permite demonstrar sentimentos e emoções a piedade, prazer, preguiça, preocupação, raiva, remorso, repugnância, resignação, romance, saudade, simpatia…. 

situação presente por coisas que possam vir a acontecer no futuro. Ela tem o poder de estancar a ação. (wikipedia).

Enquanto escrevia este artigo, recebi a notícia de que uma grande amiga fora acometida de um AVC – acidente vascular cerebral. Imediatamente e com muita dor (emocional), lembrei-me das palavras do Dr. Alexis Carrel, vencedor do prêmio Nobel de medicina quando disse: “Aqueles que não sabem combater as preocupações morrem jovens.”

A preocupação gera enfermidades reais tais como: úlceras estomacais, tensões nervosas, AVC’s… São os picos e vales de nossas vidas que se não forem bem gerenciadas acabam nos sucumbindo.

Cientistas renomados afirmam que doenças reumáticas, artrites e até mesmo alguns tipos de câncer, podem ser provocadas pelas preocupações em situações como: colapso matrimonial; assédio moral; ruínas finanças; solidão, ressentimentos – mágoas dentre outras doenças graves.

Bem, e agora, diante de tantas notícias ruins, onde está a boa notícia: “o que fazer para evitar as preocupações”????

Entendendo que problema é o resultado indesejado de um processo, pensemos: qual a melhor forma de se resolver o grande problema: a preocupação?

Dale Carnegie em seu livro “Como evitar preocupações e começar a viver”, apresenta a técnica dos cinco W e um H (siglas em inglês), para analisar as preocupações e os chama de “servos leais e fiéis, são eles: “o Que; Por que; Quando; Como; Onde e Quem. 

Comece a praticar agora: 1) levante os fatos; 2) analise-os: 3) tome uma decisão e aja de acordo com a decisão tomada. Como diz Paulo Vieira: “Tem poder quem age e mais poder ainda quem age certo e na hora certa.”

Temos muito mais técnicas e ferramentas eficazes que te ajudarão a vencer as preocupações. Trataremos desse e outros temas em nossos encontros online, siga-nos e saiba mais sobre o que fazemos no blog academiaemocoes.com.br. Algo novo está chegando aí para te ajudar a encarar com mais eficácia os desafios que a vida nos oferece. 

Acesse o blog, Inscreva-se, deixe seu melhor email e whatsapp para receber as novidades que temos preparado para você!

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *